terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Mulher

Ansiedade, depressão e irritabilidade são só alguns dos sintomas chatos da TPM
Foto: Shutterstock

Que menina que, só de pensar nos probleminhas da TPM, já não fica chateada? Todas nós, né? E não tem jeito, toda mulher passa por isso uma vez por mês e o jeito é se adaptar. 
Pensando nisso, a Atrê preparou algumas diquinhas básicas para você se livrar, ou pelo menos amenizar, os sintomas da tensão pré menstrual. 
Como a ansiedade nessa época do mês é mais alforada, evite alimentos que a intensificam, como chá, café e refrigerantes. Invista em alimentos com cálcio, como iogurtes e produtos derivados do leite. 
- Os exercícios ajudam muito no combate à tensão pré menstrual. Procure fazer ioga, correr, nadar e exercícios de alongamento. 
- A vontade de comer doce durante a TPM é gigante, né? Procure controlar essa necessidade e evite abusar do açúcar. Opte por alimentos ricos em vitaminas C e E, como laranja, morango, couve, cereais e milho. 
- Dá para melhorar muito os sintomas das cólicas mesmo sem tomar remédio. Mantenha uma dieta rica em legumes, verduras e frutas para auxiliar no bom funcionamento do intestino e evite alimentos gordurosos e cafeína. Invista também em compressas quentes na região do abdome e nas costas. A bolsa de água quente ajuda a diminuir a dor das contrações no útero.
- Evite comer coisas muito salgadas. Os alimentos industrializados a base de sal aumentam a retenção hídrica, facilitando o inchaço. Evite consumí-los e peça para sua mãe maneirar no sal na hora de preparar a sua comida, ok? 

Nossa especialista respondeu a pergunta
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
“Olá, eu queria saber se tenho algum problema na mama, porque de vez em quando tenho dores nos seios. E no meu mamilo parece que está saindo uma casquinha e também tem umas bolinhas que parecem espinhas. Por favor, Atrê, me ajuda?” - E.P., por e-mail 
O fato de sentir dor nas mamas não é um problema, pois elas são glândulas que pelas alterações normais do ciclo menstrual podem ficar pesadas e doloridas, principalmente antes de menstruar. Nos mamilos temos a saída dos ductos lactíferos, existe produção de secreção da mama que em pouca quantidade e espessa parece uma casquinha. As bolinhas que parecem espinhas são chamadas tubérculos de Montgomery e são glândulas presentes na aréola com função de proteção principalmente na fase de amamentação. Mas se você sentir que as dores estão fortes demais, procure um ginecologista de confiança, que irá investigar melhor. 

O seu período menstrual é um pesadelo? Livre-se disso já!
Foto: Shutterstock

Não deixe mais que o período menstrual seja um pesadelo! Aprenda a controlar as cólicas e o mau humor com dicas fáceis e caseiras.
O que é: a menstruação é a descamação da camada interna do útero, que se prepara para a fecundação. Para esse processo ocorrer, o útero se contrai e elimina o óvulo não fecundado, o muco uterino (ou endométrio), sangue e hormônios. Esses fatores são os responsáveis pela chatinha, e famosa, cólica.
É normal- Sentir um incômodo, mas que não atrapalhe suas atividades do dia a dia.
- Ter que tomar algum tipo de analgésico ou anti-inflamatório para que a dor passe.
- Sentir-se mole e querer ficar quietinha na cama.
Não é normal- Ter muita dor e não conseguir realizar as suas atividades cotidianas.
- Sentir calafrios e desmaiar quando a dor se torna insuportável.
- Tomar remédios para a dor e ela não passar.
Para resolver em casa: dá para melhorar muito os sintomas das cólicas mesmo sem tomar remédio. Mantenha uma dieta rica em legumes, verduras e frutas para auxiliar no bom funcionamento do intestino e evite alimentos gordurosos e cafeína. Invista também em compressas quentes na região do abdome e nas costas. A bolsa de água quente ajuda a diminuir a dor das contrações no útero.
Exercite-se: muitas meninas evitam qualquer movimento brusco no período menstrual, mas, na verdade, durante as atividades físicas, nosso corpo produz analgésicos naturais (endorfinas) que auxiliam muito no alívio da cólica. Dica: priorize as atividades aeróbicas.
Classifique sua TPM
1º grau: você apresenta sintomas como dor nas mamas, inchaço no corpo, acne e um pouco de irritabilidade. Seu quadro é perfeitamente comum.
Como resolver: fazer exercícios físicos e manter uma alimentação rica em triptofano (queijo branco, nozes, castanha, soja, banana, abacate, arroz e feijão) são táticas que auxiliam no problema.
2º grau: se além dos sintomas acima você é daquelas que querem matar o primeiro que aparece pela sua frente, tem crises de choro ou até mesmo fúria e raiva.
Como resolver: o anticoncepcional pode ser uma boa escolha. Ele ajuda a diminuir as variações hormonais e também é um ótimo tratamento para diminuir a cólica.
Obs.: essas dicas são para auxiliá-la, mas não tiram a necessidade de você procurar um ginecologista, pois só um especialista poderá avaliar o seu caso.
Quem deu as dicas: Alexandre Sergio de Oliveira Azoubel, médico ginecologista e obstetra do Hospital Amaral Carvalho de Jahu (SP); dra. Caroline Alexandra Pereira de Souza, ginecologista, obstetra e especialista em reprodução humana; dra. Flávia Fairbanks, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade Rede D’Or São Luiz.

Truques para você chegar linda no verão! Dá tempo!
Foto: Reprodução

Foi difícil pensar que iria acontecer com você. Mas, aí, um belo dia, está você se preparando para um banho gostoso quando percebe a malvada da celulite, concentrada na parte de dentro da coxa. Pois é, o seu dia chegou. Mas isso não é o fim do mundo. A Atrê vai te revelar como espantar de vez esses furinhos chatos que aparecem quando menos esperamos. Confira:
- Água do bem: A indesejada começa a aparecer na fase da puberdade, que é quando um monte de hormônios novos está sendo produzidos pelo nosso corpo. Esses hormônios facilitam a retenção de líquido e o inchaço, o que agrava o problema da celulite. Por isso, a primeira medida para combatê-la é beber bastante água mineral.
Turbine seu prato: Para começar desde já a prevenção, inclua no cardápio soja, salmão, amêndoas, azeite de oliva, que ajudam a reparar os tecidos da pele. Além disso, comer bastante peixe branco, frango, feijão e legumes evita a retenção de líquidos. Para sobremesa, abuse de frutas cítricas e mamão, pois são alimentos ricos em vitamina C, que é essencial ajuda na produção de colágeno, substância que dá firmeza à pele.   
Mas, não adianta nada mudar o cardápio e continuar abusando de tranqueiras. Os alimentos ricos em açúcar, as bebidas cafeinadas, o álcool e os alimentos ricos em gorduras devem ser evitados, sempre que possível. Pois eles podem inflamar os tecidos, acumular gorduras e super facilitar o aparecimento da celulite. 
- Mexa-se: Corpo parado é oficina de celulite. Lembra-se disso para espantar de vez o sedentarismo e partir para atividades físicas. Corrida, caminhada, dança, natação, vale tudo para dar aquela resistência na pele. De quebra você ainda consegue turbinar o corpitcho.
Numa “Nice”: Se você é uma dessas pessoas que anda por aí com o nervosismo à flor da pele, cuidado! A celulite pode chegar mais cedo para você. O estresse aumenta o hormônio cortisol no nosso sangue e isso proporciona a retenção de líquido e gordura localizada. Sem contar que, quando estamos num dia de fúria, o nosso metabolismo se altera e nós queremos comer mais. Por isso, procure fazer atividades que te deixem mais “leve”. Ler a Atrê, fazer comprar com a BFF ou paquerar aquele gatinho pode ser uma boa solução.
- SOS clínica: Uma vez que a danada da celulite já se instalou em você, ela não desaparece de vez. Até porque a celulite também tem um fator genético por trás. Mas, os furinhos podem ficar sob controle. Se, mesmo depois de seguir os passos de prevenção, você achar que a coisa ainda está grave, saiba que existem clínicas de estéticas que podem te ajudar. Tratamentos, como drenagem linfática, ultrassom e radiofreqüência são indicados para amenizar a celulite.
Quem deu as dicas: A dermatologista Denise Steiner, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (CRM 36.505)

Saiba quais são as posições indicadas pelos especialistas e tenha uma noite tranquila
Colaborou Laura Nogueira
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Uma noite mal dormida pode acarretar muitos problemas no outro dia. Ficamos com dor no corpo, sono, dor de cabeça, e consequentemente estressadas. Por isso uma boa noite de sono é fundamental para recarregar as energias! Conheça quais são as posições adequadas para garantir um sono tranquilo.
Postura clássica                                                                                                            A postura mais indicada pelos especialistas é a lateral, com ou sem travesseiro entre as pernas. Dessa forma a coluna fica alinhada, evitando que outras partes do corpo sejam forçadas.
Se você dorme de barriga para cima, sua coluna pode ficar alinhada desde que você dispense os travesseiros altos. O seu pescoço tem que ficar na linha da coluna.
Já se você dorme de barriga para baixo, escolha um travesseiro baixo para a cabeça, e alguns travesseiros em uma das laterais do corpo para que ele fique levemente inclinado, forçando menos a coluna cervical.
O travesseiro idealO ideal é que o seu travesseiro mantenha a coluna em uma posição neutra, por isso ele não pode ser nem muito alto, nem muito baixo. Ele deve ficar entre os ombros e a cabeça.
Escolha do colchãoSeu colchão deve ser firme e macio! Fique atenta também para a densidade do colchão, isto é, qual o peso que ele aguenta.
Quem deu as dicas: Fernanda Cerveira Abuana Osório Fronza, fisioterapeuta, educadora física, e professora dos cursos de graduação de Atividade Física Adaptada.

A Atrê ensina duas receitinhas caseiras para exibir mãos lindas neste inverno
Por Carolina Porne
Foto: Reprodução/Tumblr

Que tal transformar sua casa em um spa para unhas? Chame as amigas e prepare duas receitas para deixar suas mãos ainda mais lindas. E depois, claro, usem seus esmaltes favoritos, afinal, hoje é#ManicureMonday
Para ter amolecer cutículas
Ingredientes:
2 colheres (sopa) de suco de abacaxi
2 colheres (sopa) de gema de ovo
½ colher (chá) de vinagre de maçã
Modo de preparo:
Misture os ingredientes e aplique sobre as cutículas. Deixe agir por cinco minutos. Lave as mãos com água morna, retirando bem a mistura.
Para fortalecer as unhas
Ingredientes:
1 colher (chá) de mel
1 gema
1 colher (chá) de polpa de abacate bem amassadinha
Modo de preparo:
Coloque os ingredientes em uma tigela e misture bem. Depois, espalhe a mistura sobre as unhas e cutículas também. Deixe agir por vinte minutos, enxaguando com água morna em seguida.

Dicas para chegar supergata na estação mais quente do ano
VEJA A GALERIA

Fique atenta porque essa é a época de maior proliferação da doença
Colaborou Laura Nogueira
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Se você já teve conjuntivite, sabe como é ruim a sensação dos olhos inchados, vermelhos e coçando o tempo todo. Então, com certeza não quer pegar de novo. Se você ainda não passou por isso, veja as dicas que a Atrê preparou pra que você não tenha que passar por isso.
O que é?Conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. 
SintomasEm geral, a conjuntivite ataca os dois olhos e pode durar de uma semana a 15 dias. Esta inflamação provoca a dilatação dos vasos sanguíneos causando, dentre outros sintomas, vermelhidão, coceira e secreção nos olhos. Ela pode ter origem infecciosa por bactérias, vírus, alérgica ou pode ser resultado de exposição a algum agente irritante. Apenas no caso de infecção é que ela será contagiosa.
TratamentosPara tratamento, o oftalmologista pode indicar compressas com água fria para aliviar os sintomas, e colírios. Atenção! É muito importante que não se faça o uso de colírios sem indicação de um especialista,  já que estes podem acentuar ainda mais a inflamação.
Precauções no dia a dia- Lave as mãos com frequência;
- Não coce os olhos;
- Maquiagem, toalhas e travesseiros devem ser de uso individual.
Se você usa lentes de contato:- Mantenha as mãos limpas ao manusear suas lentes;
- Não use água de torneira para limpá-las.
Quem deu as dicas: Dr. Alfredo Tranjan, oftalmologista e diretor médico do Centro Oftalmológico Tranjan

Aproveite as férias e cuide da beleza com receitas feitas em casa
Foto: Shutterstock

Pele iluminada é sinônimo de esfoliação. Por isso, inicie o ritual de beleza lavando bem o rosto com sabonete específico para seu tipo de pele. Com a face ainda úmida, aplique o esfoliante primeiro na zona T (testa, nariz e queixo) fazendo movimentos circulares e depois no restante do rosto, por 10 segundos. E o melhor: nem precisa gastar seu rico dinheirinho comprando o produto. Dá para fabricar o seu em casa com ingredientes naturais e garantir o mesmo efeito. Olha só:
Esfoliante para pele com cravos e oleosa
Ingredientes:
- 1 col. (sopa) de açúcar cristal
- 1 col. (sopa) de mel
Modo de preparo: misture bem os ingredientes num potinho e está pronto para usar.
Esfoliante para pele seca
Ingredientes:
- 1 col. (sopa) de aveia em flocos
- 1 col. (sopa) de mel
Modo de preparo: misture bem os ingredientes num potinho e aplique na sequência.
Esfoliante para todos os tipos de pele
Ingredientes:
- ½ mamão pequeno
- 1 col. (sopa) de açúcar cristal
Modo de preparo: amasse o mamão junto com o açúcar cristal até formar uma pasta. Depois é só espalhar pelo rosto.
#FicaDica: Depois  da esfoliação, passe um tônico facial para fechar os poros e um hidratante específico para o seu tipo de pele.

Sua cor favorita na manicure pode revelar muito sobre sua personalidade!

Confira nossos truques para continuar em forma no frio
Colaborou Laura Nogueira
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Mesmo com o tempinho mais frio e a preguiça que toma conta da gente neste tempo, você não deve abandonar a academia. Para ajudar você nesta tarefa, a Atrê preparou algumas dicas pra você deixar sua cama e partir pra corrida!
1. Não se esqueça de bombar seu mp3 ou celular com músicas superanimadas e que você adora. Isso dá uma sensação de bem-estar e motivação.
2. Tenha companhia. Uma amiga pode ser uma grande aliada para driblar os dias de preguiça.
3. Pense que não adianta malhar apenas no verão para conseguir resultados, continuar a malhação no inverno é fundamental.
4. Faça um bom aquecimento, ele espanta o frio porque aumenta a temperatura corporal, e é fundamental para evitar lesões.
5. Procure inspirações. Vários blogs e perfis no Instagram têm conteúdos bacanas, com dicas de treino e alimentação saudável.
Veja mais: A Atrê desse mês traz looks esportivos incríveis!
Quem deu as dicas: Robson Massao, educador físico da R.White.

Será que já está na hora de você fazer uma tattoo? Descubra!
Colaborou Laura Nogueira
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Todas as suas amigas tem uma tattoo ou um piercing e você está louca pra fazer um também! Mas daí surgem as dúvidas: será que você tem idade suficiente para se submeter a tais procedimentos? Vai doer muito? Qual o melhor local pra fazer? Para tirar essas e outras dúvidas, a Atrê preparou um guia com tudo o que você precisa saber para se decidir. 
Não tenho 18 anos ainda, posso fazer mesmo assim?Em alguns Estados, como São Paulo, em hipótese alguma os procedimentos podem ser feitos em menores de idade. Já em outros, piercings e tatuagens estão liberados desde que o adolescente apresente uma autorização por escrito dos pais. Então, pesquise a lei de onde você mora antes de ir a um estúdio.
Quais são os riscos?Tatuagens e piercings podem causar infecções e até deformações se não forem bem cuidadas. Isso porque o corpo dos adolescentes sofre muitas mudanças, e é nessa fase que ocorre o período de crescimento rápido conhecido como estirão, que pode acarretar problemas e até deformações no corpo dependendo de onde é feito. Sem contar possíveis alergias aos materiais usados. Por isso, pesquise muito antes de se decidir fazer e consulte um dermatologista se possível.
O que preciso fazer para que não infeccione?Não é recomendado que a pele esteja queimada do sol antes de fazer uma tatuagem. O processo pode ser mais doloroso além da possibilidade de aparecer falhas depois da cicatrização. Após o procedimento é fundamental uma higiene adequada, que pode ser feita com sabão neutro. Diminua a ingestão de alimentos gordurosos e coma mais legumes e verduras. E lembre-se: os cuidados com a tatuagem e o piercing duram a vida inteira, então esteja certa que é isso mesmo que você quer fazer!
E se eu me arrepender da tattoo?Existe um processo com equipamentos a laser que apresentam ótimos resultados para a remoção de tatuagens. O pigmento preto é fácil de ser removido, já o colorido nem sempre sai 100%. Mas é bastante dolorido e custa bem caro. Então leve tudo isso em conta antes de enfrentar a maquininha!
Posso tirar o piercing se eu quiser?O furo fecha! O que vai interferir é há quanto tempo ele foi realizado. Se tiver menos de um ano, por exemplo, fecha bem rápido. Mas se tiver há mais tempo vai demorar mais para fechar. Já os alargadores nunca deixam a pele como antes. Nesses casos, pode ser necessário fazer cirurgia para reconstruir o lóbulo da orelha.
Decidi que vou fazer! Agora, como escolho um estúdio?O melhor é ter uma recomendação de alguém que fez e gostou. O estúdio deve cumprir as normas da ANVISA além de apresentar boa estrutura física, como local adequado para os procedimentos de esterilização. A sala de procedimentos deve ser arejada e limpa, e as agulhas devem ser estéreis e descartáveis. Nesses casos o barato deve ser deixado de lado, o que conta é a seriedade e a segurança que o local te oferece.
Quem deu as informações: Dra. Cláudia Sá, dermatologista titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBD); Jairo Camargo, bodypiercer e proprietário da Piercings Parafusos; Sérgio Maciel (Led's), tatuador e proprietário do estúdio Led's Tattoo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário