terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Meu Corpo

Nossa especialista responde essa dúvida para você
Foto: Shutterstock

“Minha menstruação é muito irregular. Cada mês vem um tanto de dias diferentes e têm meses que simplesmente não desce pra mim. O que pode ser isso? Será que é um problema? O que eu devo fazer?” - A.N., por e-mail
A., pode ficar tranquila, é normal que os ciclos menstruais sejam irregulares nos primeiros anos após a menarca (nome da primeira menstruação). Mais da metade das adolescentes tem ciclos com variação de intervalo e de fluxo até dois anos após a menarca e cerca de 20% mantêm este padrão até o 5º ano. Continue fazendo o seu calendário menstrual para saber exatamente o que acontece com você. Se com o passar do tempo ele não regular, procure um ginecologista, ok?
estou suando de mais nesse verão e agora oque eu faço?
Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock
“Eu sinto que suo demais em todas as partes do corpo. Mesmo usando desodorante, estou sempre suada e o cheiro forte me incomoda. Isso pode ser um problema? O que posso fazer?” - K.M., por e-mail
O excesso de suor é denominado hiperidrose e está muito relacionado a fatores psicológicos e estresse. Acomete mais a região axilar, porém as áreas podem ser maiores, abrangendo rosto, palmas das mãos e plantas dos pés. Pode ainda ter um histórico familiar, ou seja, pode ser hereditário. Cerca de 1% dos casos estão associados a outras doenças, como o diabetes e o hipertireoidismo. Devido a essa possibilidade, é bom procurar avaliação médica para determinar onde você se enquadra e ter a orientação adequada ao seu caso. O médico irá indicar exames simples que devem definir as possíveis causas e o que pode ser feito.
Saiba quais alimentos você pode trocar nesse verão
Colaborou Laura Nogueira
Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock
Que tal fazer algumas trocas alimentares que vão te deixar linda e em forma no verão, com muitos alimentos saudáveis no prato? Para incluí-los no seu cardápio, basta efetuar algumas troquinhas básicas:
- alimentos feitos com farinha branca por integrais
- arroz branco pelo integral
- leite integral por desnatado
- queijos amarelos por brancos
- frituras por alimentos assados, grelhados ou cozidos
- refrigerantes por sucos naturais
Consuma mais: alimentos ricos em nutrientes fundamentais para o nosso corpo trazem benefícios para o funcionamento do nosso organismo e podem até ajudar a emagrecer, porque saciam a fome, mas possuem baixas calorias: frutas, verduras, legumes, alimentos integrais, laticínios magros, carnes magras e chás.
Cuidado com os light: às vezes o alimento que leva o “light” na embalagem não é a melhor opção. Nem sempre eles têm redução de calorias ou são leves para sua dieta. Outro problema é que muitas vezes alguns adoçantes são prejudiciais à saúde.
Identifique se você está acima do peso: se você acredita que está gordinha, o certo é procurar um nutricionista para ajudar a reformular a sua alimentação. Além dos métodos convencionais, esse especialista irá medir a sua porcentagem de gordura corporal e indicar suplementos adequados para suas necessidades.
Faça do jeito certo: perder uns quilinhos pode ser mais fácil do que você imagina. Tudo que você deve entender está dentro da reeducação alimentar. Na prática quer dizer ter uma alimentação saudável, variada e bem colorida. Ela irá fornecer água, carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, fibras e minerais, indispensáveis ao bom funcionamento do organismo.

Sou magrela e quero engordar. O que faço?


Foto: Reprodução/Tumblr

“Eu sou muito magrela, mas muito mesmo. Não tenho peito, bunda, perna. Nada! Queria saber como eu faço para ‘encorpar’. Já tentei fazer algumas dietas de engorda, mas acabo ganhando barriga e nada de corpo. O que eu posso fazer?” - J.C., por e-mail
J., se você está no início da adolescência, o seu corpo ainda deve mudar e adquirir mais formas. Se não for esse o caso, provavelmente você tem este corpo por herança familiar. Dietas de engorda realmente não vão ajudá-la, o que pode aumentar um pouco as suas medidas é a atividade física com trabalho muscular. Mas muito cuidado, existem atividades próprias para cada idade e o exercício realizado de forma inapropriada pode causar sérias lesões em músculos, ossos e articulações. De qualquer forma, o mais importante é não se deixar levar pelo modismo, querendo ser igual ao padrão de beleza ditado pela sociedade. Gostar do próprio corpo e de si mesma é o primeiro passo para se tornar uma mulher bonita!



Foto: Shutterstock

Se sua pele é oleosa, nada de reclamar: você não está nem um pouco sozinha. A grande maioria das brasileiras tem este tipo de pele. Além do brilho, um dos problemas mais comuns de quem tem a pele oleosa é o aparecimento de cravos, aqueles pontinhos pretos chatíssimos! Outra característica de quem tem a pele oleosa é ter o nariz levemente avermelhado.
Limpeza: deve ser higienizada pela manhã para retirar o excesso de sebo que foi produzido durante a noite. Opte pelo uso de sabonetes líquidos ou gel espumante. Não fique encanada achando que precisa lavar seu rosto o tempo todo; aliás, isso pode provocar o que os dermatologistas chamam de “efeito rebote”: sua pele percebe que está mais limpa e, para se proteger, acaba produzindo ainda mais óleo!
Fuja do sol com... Filtro solar oil free. Alguns produtos até ajudam a controlar o brilho da pele.
Hidratação: o hidratante deve fazer parte da rotina de quem tem pele oleosa para que o organismo não perceba essa falta de hidratação e tente hidratá-la produzindo mais óleo. Na hora de escolher o produto, dê uma boa olhada no rótulo e procure alguns ativos, como zinco, ácido glicólico, ácido retinoico e ácido lactobiônico – eles vão ajudar sua pele a ficar mais bonita.
Esfoliação: faça uma vez por semana, principalmente na região da testa, queixo e nariz (a famosa “zona T”), onde a oleosidade é maior. Os esfoliantes devem ser espalhados no rosto suavemente e com movimentos circulares, massageando toda a face.
Dica de ouro: a gente sabe que doces e carboidratos são uma delícia, mas estes alimentos aumentam a oleosidade da pele. Tente resistir às tentações, ok?



Foto: Reprodução/TV Globo

Você já deve ter ouvido falar em síndrome dos ovários policísticos (SOP). Com um nome complicado desses, dá até medo! E foi medo que Meg, personagem de Christy Ane Lopes em Malhação, sentiu quando percebeu que sua menstruação estava atrasada; achou até que estava grávida (OMG!), mas era SOP.
A Síndrome dos Ovários Policísticos é mais comum do que você imagina; sabia que uma em cada 10 mulheres no mundo apresenta esta síndrome? Por isso, a Atrê tira todas as suas dúvidas sobre o tema!
1. O que exatamente são os ovários policísticos?
São ovários com formações císticas pequenas que, associadas ao aumento dos níveis hormonais, levam a uma síndrome. Ela provoca alteração do ciclo menstrual pois alguns hormônios começam a ser produzidos em exagero!
2. Quais os sintomas para quem tem ovário policístico?
A ausência de menstruação ou o ciclo muito longo (menstruações com mais de 45 dias de intervalo), aumento de pelos em lugares que não são característicos da mulher (por exemplo, peito, raiz de coxa e dorso). Pele oleosa e calvície também são sintomas, mas a síndrome só pode ser confirmada a partir do exame feito pelo ginecologista
3. Como é o tratamento? A SOP tem cura?
Tem cura sim. A primeira fase do tratamento é readequar a alimentação e manter um estilo de vida saudável. Depois é preciso controlar o ciclo menstrual, o que é feito com a ajuda de anticoncepcionais. Com isso, os cistos vão diminuindo.
4. Meninas de todas as idades podem ter? Em qual idade o diagnóstico é mais comum?
As meninas após a primeira menstruação já podem apresentar esta síndrome.
5. Existe um grupo que tem maiores chances de desenvolver a SOP?
Quem tem pais diabéticos, obesos, com síndrome metabólica, meninas que tiveram obesidade na infância ou que chegam a adolescência com forte sobrepeso ou obesas tem mais chances de desenvolver a síndrome.
Quem deu as dicas: Ricardo Bruno, membro da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro (SGORJ)

Foto: Shutterstock

Se você está insatisfeita com o seu peso, saiba que não está sozinha. É completamente normal ficar infeliz com a aparência. Também é comum cair em dietas roubadas, que prometem eliminar 10 kg em uma semana. Para não entrar mais nessas, a gente mostra como levar uma vida mais saudável e de quebra eliminar uns quilinhos com três opções de cardápios inacrês!

Foto: Shutterstock

A gente sabe que é complicado falar sobre o nosso próprio peso. Parece que sempre estamos insatisfeitas com o nosso corpo de alguma forma, mesmo estando com tudo em dia. Para saber se isso é realmente verdade, perguntamos em nosso site e percebemos que mais do que a metade de nossas leitoras está insatisfeita com o peso e gostaria de perder ou ganhar alguns quilinhos. De outro lado, quase 4 mil meninas disseram que estão de boa com o próprio corpo. Para escutar essas duas opiniões diferentes, convocamos nossas leitoras. Dá uma olhada no que elas têm a dizer, e veja com quem você concorda! 
SIM
“Eu estou muito satisfeita com meu peso. Nunca liguei muito para o que os outros falam sobre isso. Acho que o peso tem mais a ver com algum padrão do que a real saúde da pessoa. As meninas deveriam entender que já são lindas independentemente de serem magras ou cheinhas. Pode parecer clichê, mas o mais importante é sempre gostar de si mesma, estar bem e ser feliz.” - Dalete Cargerani, 18 anos, São Paulo - SP 
NÃO
“Pelo o que eu me lembre, eu nunca estive satisfeita com o meu corpo. Sim, eu tento muito fazer dieta, mas não consigo me segurar. Toda vez que eu penso em chocolate ou em algum outro doce, eu dou um jeito e acabo comendo, mesmo me arrependendo muito depois. Eu não consigo me controlar quando o assunto é comida. Eu sei que tenho que me esforçar para emagrecer, até mesmo minha mãe está preocupada com meu peso.” - Iza Clarice, 15 anos, Brejo da Madre de Deus – PE 

O verão está batendo na porta, gente! Chegou a hora de ficar esperta!
Foto: Reprodução/Tumblr

O verão já está batendo na porta e até os dias quentes já chegaram, né? Chegou a hora de você ficar esperta para curtir a estação mais quente do ano sem neura e arrasando. 
E todo mundo sabe que a estação exige e muuuito um protetor solar de qualidade, né? Para você não ficar boiando nos dias quentes e de muito sol, a Atrê preparou um guia para você saber exatamente como usar o filtro solar. 
Vai pra piscina? Reaplique o protetor a cada duas horas!Se você ficar muito tempo exposta ao sol, reaplique o protetor a cada duas horas. Quando você fica muito tempo pegando uma cor, os raios ultra violetas acabam degradando os efeitos do filtro solar, exigindo uma segunda mão. Se você estiver na cidade, o ideal é reaplicar o produto a cada quatro horas. 
Opte por filtros solares específicos para sua pele
Na hora de ir pegar uma cor, é essencial escolher um filtro adequado exatamente para o seu tipo de pele. Por exemplo, se a sua pele for oleosa, o ideal é usar protetor em formato de gel ou loções sem óleo. 
Apenas o filtro solar não bastaSe você estiver na praia ou na piscina com as amigas, não se esqueça de usar um chapéu ou boné e óculos escuro. O ideal é curtir o sol de manhã, antes das 9h, e no final do dia, depois das 16h. Neste intervalo, os raios solares são bem prejudiciais para sua pele, portanto, prefira ficar na sombra. 
Quando aplicar?Procure aplicar o filtro solar com, no mínimo, 30 minutos antes da exposição ao sol. Se você for mergulhar no mar ou na piscina, opte por aqueles que não saem com a pele molhada. 
Passe protetor em TODOS os lugaresNa hora de passar filtro solar, muitas meninas esquecem lugares como orelha, nariz e nuca. É essencial passar protetor, principalmente, nas áreas mais vulneráveis, evitando manchas ou queimaduras indesejadas, né? 
E nos dias nublados?Sim, você precisa usar protetor até nos dias nublados! O sol também pode queimar através das nuvens e os raios emitidos por lâmpadas e computadores também são prejudiciais para a nossa pele. Parece que não, mas a proteção é essencial em todos os momentos. 
Não se esqueça da tatuagemNunca deixe a sua tattoo sem protetor solar! A tatuagem pode desbotar se ficar muito exposta ao sol. E não se esqueça: fez a tatuagem, fique dois meses sem expor o desenho aos raios solares. 
 
Quando você dança, você também exercita o seu corpo; saiba como!
Foto: Reprodução/Tumblr

Além de você se divertir muuuito, se jogar na pista e dançar muito pode ser ótimo para o seu corpitcho! A Atrê preparou cinco dicas básicas para quem arrasar dançando e chegar ao verão super em forma. Quer ver?
Atrê <3 Balé
As danças clássicas, como o balé, auxiliam na respiração, treinando o diafragma e ainda te ajuda a adquirir uma postura mais retinha. A dança também fortalece os músculos, deixando-a mais definida e com a barriga chapada. 
Quer dançar igual a Beyoncé?É possível! Converse com seus pais e se matricule em uma escola de dança. Você vai aprender os passos certinhos para reproduzir em frente ao espelho depois, né? Além de tudo, vai poder arrasar na coreo na balada e ainda deixar o corpo em dia. 
Dançando em frente ao espelhoTá sem grana pra fazer um curso? Então, vista uma roupa de ginástica, um tênis confortável, coloque uma música #bapho e corra pra frente do espelho. Você sabia que se gastar uma hora por dia dançando pode perder mais de 500 calorias? Suas coxas, panturrilhas e o bumbum também agradecem, pois eles estarão superdefinidos. 
Tchau, stress!Época de vestibular e provas finais deixam os nossos nervos à flor da pele, né? Dançando, você também libera a endorfina, substância que melhora o humor, a memória, a resistência física e o sistema imunológico. Você vai ficar calminha, calminha... 
Aula para as tímidas de plantãoComo as aulas de dança são em grupo, você acaba superando uma coisa que é muito comum na adolescência: a timidez! Quando você está com a galera, aprendendo a dançar, não tem erro, porque todos estão ali para aprender junto. A timidez vai embora rapidinho... 
 

O tempo seco é inimigo do seu organismo; fique esperta!
Foto: Shutterstock

Este tempo seco é o inimigo número 1 do nosso sistema respiratório. As rinites, sinusites e outras doenças respiratórias sempre aparecem nesta época. Para saber melhor sobre elas e como combatê-las, a Atrê preparou este manual. Dá só uma olhada!
Rinite
Pode até parecer que você está resfriada o tempo todo, mas é que os sintomas são bem parecidos. Coriza frequente, coceira no nariz, ardência nos olhos e dor de cabeça são os sintomas clássicos da rinite alérgica. Esta inflamação na região do nariz pode ser causada por poeira, poluição, umidade, ar-condicionado e mudanças climáticas bruscas.
Sinusite
Muita gente a confunde com rinite, mas ela tem algumas diferenças. Primeiro que a sinusite é causada por vírus e bactérias, e é uma infecção dos seios da face, e não do nariz. Segundo que neste caso você pode ter febre e mal-estar, pois já está com uma infecção em seu corpo. Estes também são mais prolongados do que os da rinite. 
Bronquite
É uma inflamação dos brônquios. Você pode ter dois tipos diferentes de bronquite, a aguda e a crônica. A primeira é geralmente causada por vírus. E a crônica é vista como uma espécie de “continuação” da bronquite aguda. Os sintomas das duas são os mesmos: falta de ar, chiado no peito e bastante tosse
Amidalite
É uma inflamação nas amídalas causada por vírus ou bactéria. O principal sintoma é a dor de garganta, mas a febre e a falta de apetite também podem aparecer. Antigamente era comum que as pessoas tirassem suas amídalas para evitar as inflamações, mas isso só é indicado em casos extremamente graves e frequentes.

Visitamos o estande do Boticário na SPFW e trazemos um passo a passo inacrê com as cores que prometem bombar no verão
Por Carolina Porne
 Sem ideias para levar na manicure neste fim de semana? A Atrê traz uma sugestão bacana diretamente do São Paulo Fashion Week (SPFW). Visitamos o espaço do Boticário e ensinamos, em três passos, uma nail art com as cores que são a cara do verão: rosa e laranja.
Foto: Felipe Gomes/Atrevida

Passe duas mãos de esmalte rosa. Espere secar.
Foto: Felipe Gomes/Atrevida

Aplique o esmalte laranja em diagonal acima da metade das unhas. Se achar necessário, passe mais uma mão.
Foto: Felipe Gomes/Atrevida

Passe uma camada de extrabrilho.
Foto: Felipe Gomes/Atrevida

Prontinho! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário